quarta-feira, 27 de abril de 2011

Magia do Silêncio

Silêncio!

Hoje navegando pela rede em busca de uma leitura interessante encontrei um artigo maravilhoso no qual o autor desmembrava um estado, evento, fenômeno, uma das mágicas do universo, uma coisa até hoje pouco explicada e que muitos dos mais ousados e brilhantes poetas calaram perante sua presença - O silêncio.

Para mim o silencio está inteiramente ligado à felicidade. Goethe dizia: “O melhor é o silencio profundo, no qual vivo contra o mundo, e cresço, e ganho e conquisto o que não pode ser-me arrebatado por espada ou fogo”.

O que é que se ganha e conquista em tal silencio? O que se ganha nesse silencio profundo é talvez o direito, a autorização para usar a palavra. Pois se esta não vier do silencio que ouve, seria presopopéia flácida para acalentar bovinos, ruído e fumaça, ou, até mesmo, mentira.

O silêncio nos mostra muitas vezes como desatar o "nó", ele grita clamando por seus momentos. Digo que ele me traz felicidade porque um homem que é incapaz de estar só consigo mesmo, num quarto, na penumbra só pode ser infeliz.

Gosto muita da letra da música Atmosphere do Joy Division:

“Caminhe, em silêncio
Não se vire, em silêncio,
Sua confusão, minha ilusão.
Destruindo-se em uma mascara e ódio-próprio.
Confrontando-se e morrendo...
Não se vá...”


Em muitos momentos perdemos a capacidade de ver corretamente. Sons e imagens nos atacam, nos arrastam, nos puxam. Coisas que deveríamos ver, não vemos. Coisas que deveríamos ouvir, não ouvimos. Não é assim?

Aprecie... sinta! Em silêncio posso ver onde devo estar, são caminhos que sonhei e que me fazem andar.

Tantas coisas a dizer a respeito desse amigo de todos nós que em muitas vezes não damos o devido valor. Meu conselho é que reflitam sobre o Silencio e fiquem junto a ele durante momentos de seu dia. Percebam a magia que está em torno de vocês e como nesse estado você consegue encontrar respostas para determinadas perguntas.

Jorge Figueiredo

Um comentário: